![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhw6CfGOaffLCM24WQJVE2KrJ57GoBzcaqsMRruvaoOniXhs1Mf2kzzxKFVvxUk1a-_tJDRD8WU2bmCAwhngkp3df7OUTYWSQowaXmTCXoTHtrxy6KDgXlCyNOADOEtPVIHe3fLN-kkR21s/s320/f.gif)
Desenvolvimento
Conjunto de transformações que ocorrem ao nível físico e psicológico, desde o nascimento até à morte dos indivíduos, e que visam a adaptação ao meio - natural, social, cultural -.
Psicologia do desenvolvimento
A psicologia do desenvolvimento é a área da psicologia que estuda as mudanças no ser humano, procurando conhecer as suas repercussões nos comportamentos e nos processos mentais.
Crescimento
Falamos de crescimento quando nos referimos aos aspetos físicos de aumento das dimensões como, por exemplo, o aumento de altura e de peso. É um processo que começa na fecundação e prossegue na infância e adolescência em fases que alternam alterações bruscas com períodos de consolidação. O crescimento é, portanto, um conceito mais restrito que está englobado no conceito de desenvolvimento.
Maturação
A maturação é a vertente orgânica do desenvolvimento: é o processo pelo qual a hereditariedade atua depois do nascimento. É um programa que orienta o desenvolvimento, um conjunto de transformações que conduzem um organismo à maturidade. A maturação é um processo que ocorre em todo o organismo: sistema nervoso, sistema endócriono, músculos, ossos, etc. Por exemplo, é a maturação das glândulas sexuais que estabelece o início da puberdade com todas as transformações que lhe estão associadas.