sábado, 5 de maio de 2012

. Processos cognitivos: a memória




Outro dos processos cognitivos é a memória. Sem ela não saberíamos quem somos nem a razão por que fazemos o que fazemos. É graças a ela que retemos informação e conhecimentos úteis nas mais variadas situações, das mais simples às mais complexas. Assim como é ela que se encarrega de apagar a informação entretanto tornada desnecessária, de modo a ficarmos aptos a adquirir nova informação. É, por isso mesmo, essencial para a nossa sobrevivência. Permite-nos representar o mundo e situarmo-nos nele, em função do passado, do presente e do futuro.
Em termos do seu funcionamento, podemos isolar três processos: aquisição/codificação, armazenamento e recuperação.
1- Aquisição/Codificação - é a primeira operação da memória que prepara as informações sensoriais para serem armazenadas no cérebro. Os dados são traduzidos num código, que pode ser acústico, visual ou semântico.
2- Armazenamento - depois de codificada, a informação é guardada no cérebro. Não se trata, no entanto, de uma gravação como se de um DVD se tratasse. Não há um lugar para cada acontecimento. Cada um dos elementos associados à memória de um determinado acontecimento, por exemplo o teu último aniversário, está registado em diferentes áreas cerebrais, registada em diferentes códigos, contribuindo cada um deles para formar a recordação que evocas.
3- Recuperação - nesta etapa, recupera-se efetivamente a informação, isto é, lembramo-nos, recordamo-nos, evocamos.

Um comentário: